ID: 55457
Autoria:
Maria Amelia Jundurian Corá, Raquel Ventura Soares, Anabel Filardi.
Fonte:
Pensamento & Realidade, v. 34, n. 1, p. 68-93, Janeiro-Abril, 2019. 26 página(s).
Palavras-chave:
Brasilidade , Festa , Identidade , Pilantragi , Redes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A festa é parte do cotidiano social das pessoas e, por meio delas, as pessoas celebram, encontram-se, compartilham, vivem e revivem confraternizações criando memórias afetivas e simbólicas que permitem a construção de redes, identidades e vínculos de pertencimento. Nas cidades brasileiras, as festas misturam-se com os espaços de lazer e de sociabilidades, em um tempo marcado, sobretudo, pelo trabalho. Diante disso, o objetivo da pesquisa é compreender a festa Pilantragi como uma cultura de festa empreendedora constituída de uma identidade voltada à brasilidade e à formação de redes que proporcione aos seus consumidores uma experiência lúdica, de diversão, de resistência cultural. A pesquisa etnográfica, realizada entre os anos de 2017 e 2018, foi complementada por duas entrevistas realizadas com o empreendedor e idealizador da festa Pilantragi Rodrigo Bento, bem como pelo acompanhamento dos perfis de Rodrigo Bento e da Pilantragi nas redes sociais. Como resultado da pesquisa, observou-se a consolidação de uma marca cultural representada por elementos de brasilidade, diversidade e resistência cultural que tornam a identidade de uma festa bastante empreendedora. Além disso, observou-se a importância das redes constituídas pelo empreendedor cultural Rodrigo Bento como força motriz da festa.