ID: 60216
Autoria:
Arthur William Pereira da Silva, César Ricardo Maia de Vasconcelos, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Juliana Carvalho de Sousa, Pablo Marlon Medeiros da Silva.
Fonte:
Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 10, n. 3, p. 71-85, Setembro-Dezembro, 2020. 15 página(s).
Palavras-chave:
bases de pode , Comprometimento Organizacional afetivo , Poder
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo central desta pesquisa foi investigar a existência e natureza de uma possível influência do construto “bases de poder” e suas dimensões, sobre o “comprometimento organizacional afetivo” de funcionários de uma empresa de telemarketing brasileira. Quanto a metodologia, optouse por um tratamento quantitativo, tendo sido desenvolvido através do software estatístico SPSS® (Statistical Package for Social Scienses), Versão 25 para Windows®. A amostra do estudo foi composta por 151 funcionários. A coleta dos dados se deu por meio de questionário e a análise por meio de análise de médias aritméticas, para os objetivos específicos, e análise de regressão linear, para o alcance do objetivo principal. Os resultados apontaram para um frágil compromisso afetivo dos atendentes de telemarketing para com a empresa pesquisada. Quanto as bases de poder, identificouse como sendo as mais empregues pelos gestores: as de poder legítimo e de perícia. As menos usadas pelos gestores são as de poder de coerção e de recompensa. Por fim, no que se refere à existência e natureza de uma relação causal entre os construtos “bases de poder” e suas dimensões e o “comprometimento organizacional afetivo” na empresa estudada, foi identificado que a única base de poder capaz de exercer influencia sobre o referido comportamento é a base de poder legítimo, ainda que de forma limitada, por possuir intensidade na faixa divisória entre o nível baixo e moderado, de forma que sua utilização é recomendada como uma possível medida para ampliar o comprometimento organizacional afetivo dos colaboradores de empresas similares.