ID: 44391
Autoria:
Giovanna Machado, Maria Jaqueline Elicher.
Fonte:
Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 10, n. 1, p. 55-73, Janeiro-Junho, 2016. 19 página(s).
Palavras-chave:
agências de turismo , comportamento do consumidor , e-commerce turístico , redes sociais , turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A partir da década de 1970, as tecnologias da informação se desenvolveram rápida e desmedidamente. Com isso, a atividade turística sofreu impactos consideráveis em sua estruturação, nas formas de ser pensada, produzida e comercializada. O surgimento das redes sociais, principalmente do Facebook, nos anos 2000, mudou a relação do mercado turístico/consumidor. As agências de turismo enfrentam, até hoje, um processo de readaptação de estratégias de marketing para conseguirem fidelizar o cliente e firmarem-se no comércio turístico eletrônico. Diante disso, objetiva-se, por meio desta pesquisa,estudar a influência das agências de turismo on-line, presentes no Facebook eno comportamento do consumidor brasileiro. Para tanto e partindo da hipótese de que quanto maior o número de publicações das agências nas redes sociais, maior o consumo dos produtos turísticos, desenvolveu-se um estudo de caso, que, dividido em duas partes, gerou uma análise tanto das agências, quanto do comportamento dos consumidores. A presente pesquisa classifica-˗se, portanto, como qualiquantitativa, aplicada e exploratória.