ID: 60259
Autoria:
Natalia Lopes Braga, Renata Guimarães de Carvalho, José Wilton Lima Martins, Tereza Glaucia Rocha Matos, Regina Heloisa Maciel, Isabele Pequeno Lopes.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. Ed. Especial, p. 1255-1271, Dezembro, 2020. 17 página(s).
Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais , Comportamento Organizacional , Organização Informal , Trabalho , Ucinet
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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bjetivo – O objetivo da pesquisa foi analisar redes sociais informais que compõem a organização informal de um restaurante, especificando aspectos relacionais e estruturais de redes de amizade, confiança e aprendizagem estabelecidas entre seus trabalhadores. Design/metodologia/abordagem – Foi utilizada a abordagem da Análise de Redes Sociais (ARS), que adota como princípio a perspectiva de que os atores e suas ações são interdependentes e que estabelecem conexões entre si. Participaram da pesquisa 24 trabalhadores de um restaurante da cidade de Fortaleza-CE, cujas redes sociais foram mapeadas e analisadas com o auxílio dos softwares Ucinet e NetDraw. Resultados – Como resultados, identificou-se que as redes informais são bastante atuantes no restaurante. Sua formação e funcionamento fazem parte de uma cultura de trabalho da organização informal, não tendo necessariamente associação direta com cargos formais e setores. A organização informal assume uma certa independência em relação à estrutura formal, mas não totalmente, já que a configuração das redes de amizade, confiança e aprendizagem se associam à dinamicidade de funcionamento do restaurante e à relevância das atividades desempenhadas pelos trabalhadores. Originalidade / valor – A pesquisa demonstra que a análise de redes socias permite um melhor entendimento das relações estabelecidas entre trabalhadores, bem como dos conteúdos intermediados, formação de grupos informais, identificação de atores que são lideranças e mapeamento de fluxos de informação, contribuindo para a compreensão da organização informal do trabalho.