ID: 53493
Autoria:
Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos, Fabiana Florio Domingues, Alexandre de Pádua Carrieri.
Fonte:
Pensamento & Realidade, v. 33, n. 3, p. 110-128, Julho-Setembro, 2018. 19 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Análise francesa do discurso , Ciência , Paradigmas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo tem como objetivo realizar uma análise do discurso sobre ciência e saber de estudantes do doutorado em administração. Na fundamentação teórica é apresentado o debate sobre ciência e saber nas ciências sociais, bem como suas implicações nos estudos organizacionais e o modelo paradigmático desenvolvido por Burrell e Morgan, bem como algumas de suas críticas. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa com trezes estudantes de doutorado que estavam no final do primeiro ano do curso. Os enunciados foram analisados por meio da análise francesa do discurso, enfatizando o contexto social da produção do discurso, as personagens discursivas e os postos, pressupostos e subentendidos. A análise indicou uma proeminência de uma concepção de ciência tradicional e positivista nos discursos, no entanto, com a presença de discursos críticos. Por fim, é defendida a pertinência de diferentes paradigmas e a abertura para o diálogo entre eles, de modo que a perspectiva positivista não permaneça livre da crítica, nem a crítica isolada em pequenos grupos acadêmicos.