ID: 44103
Autoria:
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Márcia Martins Mendes De Luca.
Fonte:
Revista Universo Contábil, v. 12, n. 4, p. 129-151, Outubro-Dezembro, 2016. 23 página(s).
Palavras-chave:
Analistas de mercado , Assimetria de informação , Contabilidade financeira , Custo de capital , Valor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Dentre os diversos benefícios da atividade desempenhada pelos analistas de mercado, destacam-se: acrescentar valor à empresa e diminuir a assimetria de informação e o custo de capital (CHANG; DASGUPTA; HILARY, 2006). O presente estudo analisa o impacto do monitoramento desses analistas em características de valuation das companhias abertas brasileiras. Para se alcançar o objetivo, são realizadas regressões, com dados em painel, em uma amostra de 63 empresas, no período de 1997 a 2012, contemplando entre 300 e 2.300 observações. Após a formulação e o teste de três hipóteses, nenhuma delas foi rejeitada. Na primeira hipótese, percebe-se uma correlação positiva e significativa entre o número de analistas que seguem a empresa e seu respectivo valor. Na segunda hipótese, as empresas com valor do Ativo no primeiro quartil (as pequenas) apresentam melhor correlação entre número de analistas e valor, em comparação com as do quarto quartil (grandes empresas). Na terceira hipótese, no conjunto de todas as empresas, a variável número de analistas é significativa e negativa, mostrando uma correlação segundo a qual quanto maior for o número analistas, menor é o custo de capital próprio. Assim, de acordo com os resultados obtidos, confirma-se a tese de que o acompanhamento das empresas brasileiras de capital aberto pelos analistas de mercado, indiretamente diminuindo a assimetria de informação, produz efeito positivo.