ID: 55697
Autoria:
Alexandre Coradini Ribeiro, Edicreia Andrade dos Santos.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 12, n. 3, p. 105-122, Setembro, 2019. 18 página(s).
Palavras-chave:
Ciências Contábeis , Ciências Sociais Aplicadas , Inovação , Produção científica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo é analisar como estão as discussões sobre inovação evidenciadas nos trabalhos de conclusão dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) em contabilidade no Brasil por meio de uma revisão sistemática baseada na metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) (Moher et al., 2009). Após a consulta no Banco de Teses e Dissertações da CAPES a respeito da temática inovação, identificou-se 68 estudos, dentre os quais foram realizadas as devidas exclusões, finalizando em um total de 27 pesquisas examinadas. A análise procedeu-se por meio da análise de conteúdo, dividida em duas etapas, sendo a primeira de levantamento quantitativo e a segunda de levantamento qualitativo. Os achados apontaram que o período de maior número de publicações foi o ano de 2018, com 11 trabalhos. Ressalta-se, também, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) com 8 trabalhos, sendo que 6 são teses, além de possuir ao menos uma pesquisa desde o ano de 2012 até o ano de 2018, com exceção do ano de 2014. Apesar da escassez de estudos na área de inovação, identificaram-se diversas lacunas para pesquisas futuras relacionadas à temática. Destarte, como a presente pesquisa abrangeu apenas a área de Ciências Contábeis, sugere-se que estudos futuros possam analisar trabalhos de outras áreas, por exemplo, Administração.