ID: 45895
Autoria:
José Leonardo de Oliveira Rodrigues.
Fonte:
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 1, p. 80-100, Janeiro-Junho, 2017. 21 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Ambiente acadêmico , Aprendizado , Graduação , Redes Sociais Virtuais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas.