ID: 70122
Autoria:
Deise Taiana de Ávila Dias, Daniele Nespolo, Lucas Tartarotti, Deonir De Toni.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 13, p. 28-49, Dezembro, 2022. 22 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem , Competências , Mestrado Acadêmico em Administração
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O conceito de aprendizagem surge em diversas áreas do conhecimento, com amplo interesse na área da administração. A aprendizagem pode ser estudada em diferentes níveis – individual, grupal, organizacional e interorganizacional. Neste estudo optou-se por investigar a aprendizagem individual. Cabe ressaltar que os indivíduos constroem as suas próprias experiências de aprendizagem, buscando aperfeiçoar o que eles valorizam. Portanto, nem todas as pessoas aprendem da mesma forma ou com a mesma intensidade, tanto no trabalho quanto em ambientes educacionais, como por exemplo, nas instituições de pós-graduação. Relacionado a isso, surgem as competências. Competência é mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para buscar soluções. Estão relacionadas aos contextos culturais, profissionais e condições sociais. Estudos que relacionam as competências adquiridas com o desempenho do profissional são apresentados neste artigo. Estes achados de diversos estudos demonstram a relevância das competências, no caso desta pesquisa, adquiridas por meio da realização do mestrado acadêmico em administração. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as opiniões dos discentes egressos de uma Instituição de Ensino Superior, sobre as competências adquiridas durante o curso de mestrado acadêmico em administração. Os objetivos específicos, que apoiam o objetivo geral, são: (i) identificar as mudanças adquiridas durante o curso de mestrado; (ii) identificar a evolução na capacidade de pensar estrategicamente; e (iii) identificar a contribuição que o mestrado proporcionou aos discentes. O método de pesquisa utilizado nesta investigação foi a abordagem qualitativa, com natureza aplicada e objetivo descritivo e exploratório. A estratégia de pesquisa utilizada foi um estudo qualitativo genérico, aplicado a 14 discentes egressos, utilizando-se um questionário semiestruturado, organizado em dois blocos: um destinado à caracterização dos entrevistados e outro, o roteiro de entrevista, composto por 10 questões abertas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Nesta investigação, quatro fatores relacionados às competências dos discentes foram confirmados pela grande maioria dos entrevistados: (i) competência social, (ii) competência solução de problemas, (iii) competência técnico-profissional e (iv) competência de comunicação. O principal achado da pesquisa é demonstrar como o curso de mestrado acadêmico em administração pode influenciar no desenvolvimento das competências dos seus discentes. Neste sentido, esta pesquisa é relevante tanto como reflexão para as instituições de ensino de pós-graduação, como para a popularização do stricto sensu fora do âmbito acadêmico. Os resultados desta pesquisa demonstram que o mestrado acadêmico em administração pode gerar competências relevantes para as mais diversas áreas profissionais. Pesquisas como esta podem contribuir para uma melhor integração entre mercado de trabalho e o meio acadêmico, principalmente referente a pós-graduação.