ID: 24500
Autoria:
David Ferreira Bomfin.
Fonte:
Revista Gestão & Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 1-26, Julho-Dezembro, 2006. 26 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem Grupal , Aprendizagem Individual , Aprendizagem Organizacional , Gestão do Conhecimento , Líder Educador , Tecnologia da Informação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar contribuições da aprendizagem organizacional para o contexto das Instituições Educacionais. Trata-se de uma aproximação teórico-conceitual do tema no ambiente educacional, uma vez que, originalmente, o mesmo surge no contexto das Organizações Empresariais. Uma breve conceituação é apresentada, mostrando algumas abordagens e contribuições da aprendizagem organizacional; em seguida, cada um dos quatro componentes do processo de aprendizado organizacional (indivíduo, grupo, organização e ambiente externo) é apresentado e caracterizado à luz de referenciais teóricos escolhidos para este contexto. São apresentados, também, os desafios e algumas estratégias referentes ao processo de liderança, para que a aprendizagem organizacional possa ocorrer. O artigo culmina com a sessão que trata sobre como a tecnologia da informação pode contribuir neste processo de aprendizado organizacional no contexto das organizações educacionais. Como conclusão constata-se que o distanciamento entre os ambientes empresarial e escolar, no que se refere a processos de aprendizagem nas organizações, vai se diluindo e evidencia-se que os pontos comuns que os unem são os focos de aprendizagem que envolvem o indivíduo, o grupo, a organização e o ambiente externo.