ID: 62038
Autoria:
Maira Sgarbossa, Nubia Aparecida Martins, Anelise Rebelato Mozzato.
Fonte:
Gestão e Desenvolvimento, v. 18, n. 1, p. 194-221, Janeiro-Abril, 2021. 28 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional , Desaprendizagem Organizacional , Revisão Bibliométrica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A desaprendizagem organizacional é entendida como o descarte intencional de rotinas e contribui para novos aprendizados de pessoas, grupos e organizações. Tendo como tema a desaprendizagem organizacional, esta revisão bibliométrica objetiva apresentar a produção científica sobre o tema no período de 2010 a 2020, circunscrevendo a produção em nível nacional e internacional. Portanto, foi utilizada a bibliometria por ser reconhecida como técnica de medição da produção e disseminação do conhecimento científico. Para tanto, realizaram-se buscas nas bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo e Spell, nos últimos dez anos. Os resultados demonstram que no Brasil, até o presente momento, o tema foi pouco estudado pelos pesquisadores, com apenas duas publicações nas bases de dados nacionais; em nível internacional, ainda com pesquisas tímidas, localizaram-se 62 trabalhos, todos no idioma inglês, sendo em maioria redigidos em formato de artigo, escritos por pesquisadores filiados em instituições educacionais nos países da China e Espanha. Dentre outras questões, identificaram-se ainda duas redes de pesquisadores e seus principais vértices. Desse modo, esta pesquisa contribui no sentido de apresentar um panorama sobre a desaprendizagem organizacional, destacando as lacunas da produção científica sobre o tema e reforçando sua importância no contexto organizacional, sobretudo no atual cenário pandêmico.