ID: 32139
Autoria:
Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov, Denise de Camargo, Liliane Canopf, Raquel Dorigan de Matos, Fabíola Bevervanço Zdepski.
Fonte:
Cadernos EBAPE.BR, v. 12, n. 3, p. 0-0, Julho-Setembro, 2014. 1 página(s).
Palavras-chave:
Atividade Significada , Metodologia Sócio-histórica e Cultural , Pesquisa em Organização , Prática Social , Teoria da Atividade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem como objetivo delinear princípios teóricos metodológicos para o estudo da organização. É adotado o conceito de prática social como menor unidade significativa para análise, compreendendo tal conceito a partir da teoria da atividade sócio-histórica e cultural, apoiando-se nas ideais de Vygotsky, Leontiev, Engestrom e Clot. É defendida aqui a concepção de organização a partir de seu acontecer histórico e dialético, no qual o particular é considerado uma instância da totalidade, a partir de um percurso teórico nas categorias sócio-históricas de: sistemas de atividade situados, sentidos e significados, aprendizagem e desenvolvimento humano. Aponta-se para uma forma de fazer ciência que supera a concepção positivista de método para resultado para uma concepção de método e resultado. A partir dessas categorias teóricas e do relato de três pesquisas realizadas, deduz-se um conjunto de princípios teóricos metodológicos de cunho sócio-histórico que contribuem para o estudo da organização, na medida em que se rompe com a dicotomia indivíduo versus grupo versus organização, com a concepção abstrata e a-histórica do fenômeno organizacional, com a concepção behaviorista de homem predominante nos estudos organizacionais e, finalmente, com categorias que apreendem dimensões subjetivas e intersubjetivas de uma realidade organizacional em constante movimento.