ID: 48415
Autoria:
Lorna das Graças Martins Rosa Pires Pinheiro de Azevedo, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Gustavo Quiroga Souki.
Fonte:
Turismo em Análise, v. 28, n. 2, p. 224-244, Maio-Agosto, 2017. 21 página(s).
Palavras-chave:
Atributos do produto , Comportamento do consumidor , Processo decisório do consumidor , Restaurante
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A correta identificação dos atributos considerados pelos consumidores em seu processo decisório de compra é um fator de competitividade para as organizações, bem como constitui um campo de conhecimento teórico sobre produtos e serviços existentes no mercado. Este trabalho buscou identificar quais são os atributos, e suas respectivas dimensões, considerados pelos consumidores em seu processo decisório para a escolha de restaurantes. Para tal, foram realizados dois estudos, sendo o primeiro um estudo qualitativo baseado em entrevistas com 23 consumidores de restaurantes. As contribuições dessa pesquisa foram utilizadas na elaboração do questionário usado no segundo estudo na cidade de Belo Horizonte em março de 2014. O questionário consistiu em um levantamento com amostra de 600 consumidores em restaurantes fast food, rodízio, self service e a la carte, resultando em 438 questionários válidos que foram analisados estatisticamente, obtendo-se 12 grupos formados a partir de 46 atributos (atendimento, beleza, conforto, localização próxima, localização conveniente, possibilidade de escolha, crianças, comodidade, promoções, valor percebido, entretenimento e fila). Na avaliação da comida, foram identificados dois grupos (organoléptica e apresentação) e no caso das bebidas foi gerado somente um grupo formado por sete indicadores. Os atributos relacionados à higiene, qualidade da comida, atendimento e preço compõem a lista dos aspectos mais importantes no processo decisório do consumidor dos restaurantes (self service, rodízio, fast food e à la carte). A identificação desses atributos revelou similaridades entre os restaurantes pesquisados, além de possibilitar a comparação dos resultados obtidos com outras pesquisas realizadas na área.