ID: 13801
Autoria:
Hélio Roberto Hékis, Bruno César Linhares da Costa Silva, Ana Luiza Santos Ribeiro, Raissa Targino Dantas Barbosa, Lana Viviane Linhares da Costa Silva.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 29, n. 86, p. 47-60, Maio-Agosto, 2013. 14 página(s).
Palavras-chave:
capacidade , demanda , fluxo informacional , processo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O artigo tem como objetivo verificar a possibilidade de incrementar melhorias no fluxo informacional entre os setores Comercial e de Planejamento e Controle da Produção de uma empresa do ramo alimentício do Rio Grande do Norte para atendimento às demandas. O método de pesquisa foi baseado em entrevistas, coleta de dados mercadológicos, pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais e visitas técnicas, por meio dos quais foi possível identificar o problema de pesquisa, conhecer o estado da arte sobre esse problema e analisar o fluxo de informação na ótica do processo de negócio. Como resultados alcançados, propõe-se a adoção de “relatórios de cortes” a fim de atingir o atendimento da demanda disponível e otimizar o fluxo informacional entre os setores de PCP e comercial. Como resultados, percebe-se que mediante as melhorias propostas, os setores de PCP e vendas podem apresentar melhorias em termos de competitividade, qualidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadas, nos processos internos, nivelando as vendas de forma a atender a demanda oferecida. A pesquisa conclui que as organizações precisam gerir as informações de modo eficiente e eficaz, já que estas são um insumo indispensável à sua sobrevivência. Assim, precisam se preocupar com os processos de busca, produção, tratamento, armazenamento e disseminação das informações.