ID: 66084
Autoria:
Rayane Farias dos Santos, Francisco José da Silva Júnior, Marcos Igor da Costa Santos, Paulo Amilton Maia Leite Filho.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 16, n. 3, p. 107-123, Setembro-Dezembro, 2021. 17 página(s).
Palavras-chave:
Capital Intelectual , Disclosure , Fatores determinantes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Resumo: A literatura aponta que evidenciar informações sobre o Capital Intelectual (CI) constitui uma importante estratégia empresarial e gera vantagens competitivas, pois abrange a natureza dos ativos intangíveis e sustentáveis. Além disso, pode estimular os stakeholders a adicionar valor aos negócios, gerando assim benefícios econômicos futuros. Diversos estudos propõem alguns fatores que podem ser determinantes para a evidenciação do CI. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de verificar os fatores determinantes na divulgação do Capital Intelectual (CI) de empresas brasileiras. Para tanto, conta com uma amostra de 32 empresas, não financeiras, que fazem parte do Índice Brasil 50 (IBrX 50) da Brasil, Bolsa, Balcão – B3, no período de 2016 a 2018. Para o alcance do objetivo, utilizou-se a análise de conteúdo, assim como a regressão com dados em painel balanceado de efeitos aleatórios com robustez, cujos dados foram coletados nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, Notas Explicativas, Relatórios da Administração, Relatórios de Sustentabilidade e na Base de Dados Thomson Reuters Eikon®. Os resultados do estudo demonstraram que as empresas têm uma preocupação média na divulgação de informações sobre o CI. Constatou-se, ainda, que a ausência de um nível elevado de divulgação pode estar associada a um conflito de mensuração e do respaldo nas normas contábeis a respeito da conceituação de ativos. E, fatores como endividamento, governança e setores de atuação influenciam na divulgação voluntária das informações relacionadas ao CI das empresas. Conclui-se, portanto, que divulgar informações sobre o CI torna-se essencial, não só diminuindo a assimetria de informações e o custo de capital, mas também permitindo que os stakeholders avaliem melhor a capacidade empresarial de criação de valor.