ID: 32437
Autoria:
Cláudia Nandi Formentin, Marília Köenig, Alessandra Costa Corrêa, Aline Corrêa Fernandes, Bruna Motta Henrique, Diego Borges Farias, Edlaine da Silva de Oliveira, Graziela Maria Zabot, Hiorrana Corrêa, Paulo Fernando da Silva.
Fonte:
NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 115-115, Julho-Dezembro, 2014. 1 página(s).
Palavras-chave:
Colaboradores , Diagnóstico , Mídias sociais , Recrutamento e seleção
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo tem como tema a utilização das mídias sociais como ferramentas (primárias ou secundárias) de seleção e contratação de profissionais. O objetivo da pesquisa é, primordialmente, verificar como as mídias sociais estão presentes na vida organizacional, avaliando sua influência no momento da contratação de colaboradores. Avalia-se, ainda, de que maneira elas podem servir ao propósito de integrar a empresa aos funcionários. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-diagnóstico em quatro empresas da região de Tubarão/SC. Como métodos de coleta de dados, são utilizados a entrevista semiestruturada, com os gestores, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, com os colaboradores. Constatou-se, ao final, que as empresas da região de Tubarão são ainda bastante tradicionais no que tange ao processo de recrutamento e seleção de pessoas, fazendo, na maioria das vezes, uso dos métodos tradicionais de captação de talentos. Percebeu-se que, dentre as variáveis encontradas, o grau de escolaridade exigido para a vaga é critério determinante atribuído pelo gestor de RH para selecionar candidatos. Observou-se, ainda, que as mídias têm papel preponderante para as vagas nos níveis tático e estratégico das empresas em questão.