ID: 50772
Autoria:
Patrícia Fernanda Dorow, Dorzeli Salete Trzeciak, Gregório Jean Varvakis Rados.
Fonte:
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 17, n. 3, p. 373-394, Setembro-Dezembro, 2018. 22 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional , Compartilhamento do conhecimento tácito , Conhecimento , Motivação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo dessa pesquisa é evidenciar os motivadores no compartilhamento do conhecimento tácito, de acordo com a percepção de radiologistas integrantes de grupos de trabalhos de organizações intensivas em conhecimento. É uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e, ainda, descritiva. Como procedimento técnico para a sua realização, utilizouse o estudo multicaso, tendo como universo de pesquisa três organizações intensivas em conhecimento de Santa Catarina. Para a coleta de dados utilizou-se a observação e entrevistas, procedendo à análise dos dados, orientada pela análise temática. Os resultados contribuem para o avanço da teoria existente e apontam que o quando o indivíduo percebe um ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento, onde é reconhecido pelo seu conhecimento, ele é motivado a compartilhar, pois identifica oportunidades de aprender ao discutir casos desafiadores com seus colegas por meio de práticas que são efetivas devido às características peculiares dos grupos e da percepção que os mesmos possuem da ação de compartilhar conhecimento tácito. Conclui-se que o feedback direto e práticas apropriadas, como revisão por pares, storytelling , mapa de conhecimentos e mentoring agem na criação de um comportamento recíproco de cooperação e pertencimento, favorecendo o compartilhamento de conhecimento tácito.