ID: 65965
Autoria:
Matheus Eurico Soares de Noronha, Lucas Fulanete Bento, João Paulo Ferreira Rufino, Thelma Valéria Rocha.
Fonte:
International Journal of Professional Business Review, v. 7, n. 2, p. 1-27, Julho-Dezembro, 2022. 27 página(s).
Palavras-chave:
Capacidades , Competência , Competências de startups , Startup
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: O objetivo deste estudo foi contextualizar o panorama da pesquisa sobre competências de startup. Desenho/metodologia/abordagem: A revisão sistemática foi construída a partir da análise de 71 artigos dos bancos de dados da Web of Science e da Scopus. Os artigos foram analisados a partir de características descritivas, bibliográficas e metodológicas dos resultados e citações. Resultados: A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os EUA são destaque absoluto em estudos sobre startups e competências. Porém, outras nações também tem desenvolvido estudos rele vantes, especialmente países com economia de mercado mais robusta. Os estudos relacionados a startups e competências ainda se apresentam em estágio teórico, criando uma demanda por estudos que forneçam dados qualitativos ou quantitativos acerca destes empreendimentos para o mercado. Pesquisa, implicações práticas e sociais: Foram mapeadas oito competências que se apresentam nos três estágios do ciclo de vida das startups. Originalidade/valor: Este artigo é uma contribuição acadêmica que permite uma compreensão acerca das startups e suas competências, considerando dados oriundos de duas bases de dados referenciais de pesquisa.