ID: 57928
Autoria:
Danilo Cava Pereira, Elizabeth Kyoko Wada, Airton José Cavenaghi.
Fonte:
Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 2, p. 387-405, Abril-Junho, 2020. 19 página(s).
Palavras-chave:
Centro cultural Sesc , Competitividade , Hospitalidade , São Paulo, SP, Brasil , Serviços
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo tem como objeto o Serviço Social do Comércio [Sesc], no Estado de São Paulo, Brasil, com foco no atendimento deste centro cultural e seus stakeholders, anfitrião e hóspede, no acolhimento por parte de seus funcionários [anfitriões] – lente sob a qual este trabalho é visualizado – como fator competitivo para a vivência de frequentadores [hóspede] destes espaços. O objetivo principal é o de analisar, sob a óptica da hospitalidade, a relação do funcionário de um centro cultural, no papel de anfitrião, com seu frequentador, considerandoo como hóspede, partindo da proposta de atendimento do Sesc em São Paulo. A hospitalidade, neste contexto é estudada em suas dimensões do acolhimento e da dádiva, abordando as características de ser hospitaleiro e as relações de troca nos rituais de passagem do exterior para o interior, apoiando-se em uma definição de cena na qual acontecem os encontros. Da mesma forma, a prestação de serviços e suas características de competitividade são abordadas sob o conceito de centros culturais, objeto de estudo desta pesquisa. De caráter exploratório e qualitativo, os procedimentos metodológicos baseiam-se no estudo de casos múltiplos utilizando três unidades do Sesc em São Paulo, todas na cidade de São Paulo, escolhidas de acordo com suas características de atendimento, com a ajuda de observação participante e entrevistas com funcionários chave do atendimento em cada unidade operacional selecionada para a pesquisa. Os resultados positivos da triangulação de dados contribuíram para a comprovar as proposições sobre as relações de hospitalidade na instituição.