ID: 55402
Autoria:
Carlos Alberto Gonçalves, Helena Belintani Shigaki, Glauco Ricardo Simões Gomes, Amanda Aburachid Rocha, Eduardo Romeiro Filho.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 2, p. 77-97, Maio-Agosto, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor , Loja Física , Loja Virtual , Semi Joias
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O artigo apresenta uma análise comparativa de natureza quantitativa entre as preferências de compras de consumidores de semi joias nos ambientes físico e virtual. Para tanto, 196 consumidores em diferentes idades, faixas de renda e nível de escolaridade responderam a um questionário online de forma a garantir uma maior compreensão acerca dos seus hábitos de compras. Os participantes foram então classificados em dois grupos distintos a partir dos seus métodos para realizar compras de semi joias: aqueles que realizam compras apenas em ambiente virtual e aqueles que além do ambiente virtual, realizam suas compras também em lojas físicas. A fundamentação teórica utilizada no artigo apoia-se em tópicos como a história e hábitos de consumo da indústria da moda e acessórios e na análise comparativa entre o comércio tradicional e o e-commerce. Metodologicamente, o artigo apresenta uma abordagem de natureza quantitativa, tendo a pesquisa de levantamento (survey) como método de coleta de dados e a análise estatística multivariada como base para a análise dos seus resultados. A partir desta aproximação, foi possível apresentar um perfil socioeconômico do consumidor estudado; sendo este público quase que inteiramente do sexo feminino, predominante solteiro, com ensino superior completo, com renda mensal familiar acima de R$ 8.800,00 e com certa concentração na faixa etária entre 20 e 30 anos. De forma mais específica, a partir da implementação da técnica de Análise Multivariada de Variância (MANOVA), o artigo não só atesta a existência de diferenças estatisticamente significativas nas preferências de compras dos dois grupos de consumidores, mas também identifica quais são as características que efetivamente contribuem para tais diferenças. Com base nos resultados encontrados, foi possível evidenciar que estas diferenças se encontram em aspectos relacionados à satisfação dos clientes em ter um vendedor à sua disposição no momento do atendimento, poder comprar o produto e levá-lo no mesmo instante e a possibilidade de experimentar os produtos antes da efetivação da compra. Desta feita, ressalta-se que os resultados encontrados corroboram e reforçam a visão previamente estabelecida por Cobra (1997) sobre os fatores que influenciam o movimento da moda; mais especificamente, o crescimento do momento de lazer com a intenção de combater a rotina, a maior receptividade às novas informações, a maior independência econômica e social da mulher, o impacto da promoção de vendas e o impacto ativo e inovador dos designers. Com isso, acredita-se que os resultados encontrados a partir da realização desta pesquisa possam contribuir não só com a teoria do marketing de consumo no contexto da moda, mas possam também direcionar ações gerenciais de empresas neste campo de atuação.