ID: 52312
Autoria:
Walisson Alan Correia Almeida, Patricia Guarnieri, Luciana Goulart, Raoni Fonseca Duarte, Gisela Demo.
Fonte:
GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 16, n. 2, p. 117-131, Julho-Dezembro, 2018. 15 página(s).
Palavras-chave:
Compras estratégicas , Compras públicas , Organizações públicas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Desde o final da década de 1970, muitos autores têm evidenciado o caráter estratégico da função de compras para as organizações. No entanto, a pesquisa científica sobre o assunto tem se baseado, em grande parte, em estudos sobre o setor privado, ao passo que as compras estratégicas no setor público têm recebido relativamente pouca atenção acadêmica. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão sistemática da produção nacional em relação a compras estratégicas no setor público. O estudo é de natureza descritiva, de abordagem qualitativa, e se utiliza da revisão sistemática da literatura como procedimento. Os resultados demonstram que a função de compras se torna mais estratégica em uma organização pública na medida em que esta cultiva competências relacionadas ao desenvolvimento sustentável, em seu tripé ambiental, social e econômico, e também ao uso otimizado de contratação eletrônica (e-procurement), aos critérios de seleção dos fornecedores, à indução da inovação e, em menor grau, à parceria interorganizacional. O presente trabalho contribui ao identificar uma agenda de pesquisa a partir das lacunas identificadas na literatura, auxiliando pesquisadores e gestores a direcionar seus esforços e a tomar decisões relativas à prática organizacional.