ID: 45206
Autoria:
Chrystian José Soares da Silva, Vinicius Cardoso Garcia, Leandro Marques do Nascimento.
Fonte:
GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 14, n. Ed. Espec. 2, p. 224-233, Maio, 2016. 10 página(s).
Palavras-chave:
Computação em nuvem , Jogos Digitais , Jogos sob demanda , Mapeamento Sistemático , Virtualização de GPU
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os jogos digitais constituem hoje um dos principais mercados na área do entretenimento. Como fatores para o contínuo crescimento da indústria têm-se as diversas transformações apoiadas pelas inovações tecnológicas. Entre essas inovações está a computação em nuvem, que trouxe uma extensa gama de possibilidades e permitiu a concepção de uma nova forma de jogar: o Cloud Gaming. A fim de apresentar um panorama sobre as dificuldades e possíveis caminhos em direção ao aumento da adoção do Cloud Gaming, este trabalho analisou, através de um mapeamento sistemático, as tendências e desafios na utilização da computação em nuvem para jogos digitais. Após a definição e execução do protocolo de mapeamento, diversos critérios de seleção e exclusão foram aplicados aos estudos encontrados. Em seguida, uma análise geral e, posteriormente, das respostas das questões de pesquisa foram realizadas e tiveram seus dados apresentados e interpretados através de gráficos, tabelas, além de descrição textual. Foram identificados como problemas e desafios a limitação de banda e compressão dos vídeos, alocação de recursos de rede para servidores com máquinas virtuais, entre outros. Como possíveis tendências, os estudos evidenciaram o foco no streaming baseado em gráficos, ao invés do streaming baseado em vídeo e virtualização de GPU.