ID: 45432
Autoria:
Waléria Maria Menezes de Morais Alencar, Joseane de Queiroz Vieira, Marluse Martins de Matos, Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos, Raquel Farias Gregório Bezerra, Maria de Fátima de Oliveira Sobreira.
Fonte:
Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 2, n. 3, p. 111-131, Setembro-Dezembro, 2013. 21 página(s).
Palavras-chave:
Comunidades , Grupos , GS , Metodologia Integrativas , Participação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os trabalhos com grupos comunitários priorizam o desenvolvimento dos sujeitos e das localidades, ao contrário do que ocorre nas organizações privadas, cuja finalidade é estritamente econômica. Desse modo, a gestão tradicional apresenta-se insuficiente para o gerenciamento de ações nesse contexto, dando ensejo ao surgimento da gestão social como um processo dialógico e participativo de se trabalhar com grupos. Propondo demonstrar possibilidades metodológicas compatíveis com a Gestão Social, este trabalho apresenta, através do relato de experiência, o método desenvolvido pelo Projeto Gestão Social nas Escolas, Promovendo o Protagonismo Juvenil nas Escolas Estaduais de Juazeiro do Norte-CE, o qual tem como objetivo desenvolver empreendimentos juvenis a partir de ações pautadas na gestão social, buscando fomentar nos jovens a autonomia, autogestão, cooperativismo e protagonismo, bem como facilitar os processos grupais e individuais, o estabelecimento de estratégias para execução de ações coletivas. As ações até agora realizadas têm apontado o alcance desses objetivos, apresentando como resultado o amadurecimento dos grupos envolvidos, de modo que, com base nessa experiência, defende-se a validade da metodologia utilizada para a execução de projetos que têm por objetivo a Gestão Social.