ID: 56223
Autoria:
Sergio Vogt, Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov, Rafael Carvalho Machado.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 26, n. Ed. Comemorativa 30 anos, p. 1-14, Janeiro-Abril, 2020. 14 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem , Conhecimento , História de Vida , Prática , Teorias da Prática
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A aprendizagem, como tema de investigação, tem sido explorada pelas perspectivas cognitiva, experiencial e social e, mais recentemente, a partir da prática. Assim, neste ensaio teórico, em se tratando de uma reflexão sobre como ocorre o processo da aprendizagem na prática, objetiva-se desenvolver uma argumentação que revele a indissolubilidade entre a prática e a aprendizagem, propondo um conjunto metodológico na investigação empírica da aprendizagem por meio dessa abordagem teórica. Para isso, foi realizado, por meio de um resgate histórico, a contextualização sobre o cenário que favoreceu esse novo olhar sobre a prática e possibilitou o surgimento das bases teóricas que se dedicam em estudá-la. Em seguida, uma vez reconhecido o potencial dessa nova oportunidade no horizonte da pesquisa acadêmica, a prática passou a ser considerada como lócus da aprendizagem. Assim, foram apresentados argumentos que realçam a conexão direta e estreita entre a concepção de prática e de aprendizagem, visto que se estabelece uma relação mútua, equivalente e de constituição, pois a aprendizagem constitui e se constitui por meio de práticas diversas. Por fim, foi sugerido um conjunto metodológico que viabilizasse a pesquisa que envolve a aprendizagem e sua relação (indissolúvel) com a prática, especialmente quando é demandada a construção de evidências a partir de um olhar para o passado, ou seja, quando as práticas e o aprendizado fruto do envolvimento com elas já ocorreram.