ID: 14974
Autoria:
Frederico Aisc Carvalho, Íris Barbosa Goulart, Max Cirino de Mattos.
Fonte:
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. Num. Esp., p. 18-29, Outubro, 2013. 12 página(s).
Palavras-chave:
Conhecimento , Construtivismo , Informação , Pensamento lógico , Psicologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo aborda a construção do conhecimento segundo a perspectiva de
duas ciências: a Psicologia do desenvolvimento e a Ciência da
Informação. A abordagem da Psicologia privilegia os estudos dos
construtivistas, especialmente Jean Piaget e Vygotsky, que analisaram
como se desenvolve o raciocínio lógico desde os primeiros anos da
criança até a maturidade alcançada ao final da adolescência. A abordagem
da Ciência da Informação privilegiou os estudos relacionados à Gestão
do Conhecimento, principalmente a ótica de Nonaka e Kono sobre as
transformações do conhecimento tácito em explícito e vice-versa, em um
processo de construção de conhecimento que passa pelo indivíduo, por
grupos e organizações. Para ilustrar esse processo, especialmente nas
crianças, integra o artigo uma pesquisa desenvolvida por Carvalho
(2011), que procurou identificar a influência da propaganda sobre a
construção do conhecimento das crianças na faixa de 5 a 9 anos, período
em que está se estruturando o estágio de desenvolvimento denominado
operatório-concreto. Os resultados apontaram que a mídia influencia
significativamente as crianças e é responsável pelo conhecimento que
elas adquirem da realidade, levando-as a preferirem comprar a brincar,
preferirem ir a shoppings a parques e a identificar produtos de
tecnologia avançada e a desejá-los como presentes. Como conclusão, o
artigo realça a importância dos meios de comunicação para a construção
do conhecimento e alerta para a necessidade de se adotarem situações que
despertem a criança para a formulação de respostas que exijam
raciocínio superior, além de chamar a atenção para a necessidade de uma
ética na veiculação da informação que se destina a crianças e
adolescentes.