ID: 55698
Autoria:
Tácio Marques da Cunha, Aldo Leonardo Cunha Callado.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 12, n. 3, p. 123-140, Setembro, 2019. 18 página(s).
Palavras-chave:
Controladoria municipal , Funções da controladoria , Prefeituras brasileiras
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O estudo objetivou identificar como se caracterizam as controladorias das prefeituras das capitais do Brasil, sobretudo no que se refere às funções executadas por estes órgãos. A metodologia se caracterizou como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, configurou-se como uma pesquisa de levantamento (survey) por intermédio da aplicação de questionário específico aplicado aos responsáveis pela Unidade Central de Controle Interno (UCCI) das prefeituras das capitais brasileiras. Os achados, no tocante às características das unidades, permitiram concluir que elas são denominadas Controladoria Geral do Município, formalizadas como secretarias, as quais funcionam 8 horas por dia e tem dotação orçamentária acima de R$ 1.000.000,00, que em grande parte são compostas por mais de 25 profissionais que não são da carreira de controle. Quanto à identificação das funções desempenhadas pelas Controladorias Públicas Municipais, percebeu-se que a função controle interno foi a única executada por todas as unidades participantes do estudo, enquanto que a função gerencial estratégica foi exercida por 73,3%, seguida pela função proteção e controle de ativos (60%), e controle de risco (53,3%). As funções contábil e tributária aparecem com igual representatividade, sendo desempenhada por 6 das 15 unidades. Os dados também demonstraram que 80%, representando 12 unidades participantes, executam de 03 a 05 funções da controladoria.