ID: 5946
Autoria:
Maria Lúcia Simas Paulino.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 6, n. 12, p. 28-55, Julho-Dezembro, 2010. 28 página(s).
Palavras-chave:
Controle. , Flexibilidade estratégica , Franchising
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo objetivou verificar como o franqueador alia controle e flexibilidade estratégica, identificando os sistemas de controle que utiliza para monitorar, mensurar, avaliar incertezas, validar estratégias, promover mudanças, fazer emergir iniciativas estratégicas e contribuir com o aprendizado da rede, tendo em vista a melhoria contínua da posição competitiva da franquia. O referencial teórico teve como suporte o relacionamento entre franqueador e franqueado proposto na literatura, os custos de transação, a teoria de agência e os sistemas de controle administrativo definidos e categorizados por Simons (1994). Visando o cumprimento do objetivo proposto, utilizou-se a pesquisa do tipo exploratória e a estratégia de estudo de caso único tendo como unidade de análise a área de Marketing e Vendas de uma franqueadora. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada realizada com 4 executivos da área, escolhidos em razão dos temas pesquisados. Através da identificação dos sistemas de controle interativo utilizados pela franqueadora, verificou-se que ela agrega na administração estratégica da franquia, as abordagens gerenciais de minimização de custos e maximização de oportunidades, aliando controle e flexibilidade estratégica.