ID: 71466
Autoria:
Vanessa M. Valcanover, Igor B. Sonza.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 24, n. 3, p. 1-26, Maio-Junho, 2023. 26 página(s).
Palavras-chave:
companhias listadas , desempenho , estrutura familiar , governança corporativa , laços familiares
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: Este artigo buscou verificar a influência da estrutura familiar no desempenho de companhias familiares listadas no Brasil entre 2010 e 2017. Também se analisou o impacto do monitoramento e da dualidade no desempenho dessas empresas. Originalidade/valor: A relevância do estudo encontra-se principalmente na utilização de variáveis inusitadas, como a participação de fundadores e descendentes como acionistas, nos conselhos de administração e como chief executive officers (CEOs), pois não foi possível identificar nenhum estudo no Brasil que tratasse dessa participação de forma fragmentada, separando os efeitos causados por fundadores e descendentes, dando maior profundidade ao tema. Além disso, o estudo desperta interesse dos mais variados públicos, abrangendo acionistas, reguladores, analistas e investidores que tenham interesse específico em como as estruturas familiares afetam o desempenho das companhias. Design/metodologia/abordagem: Na pesquisa, foram utilizados dados relativos a acionistas, composição do conselho de administração, executivos, vínculos familiares, famílias fundadoras, fundadores, descendentes e desempenho financeiro. Um painel de dados não balanceado foi analisado por meio do método dos momentos generalizados (generalized method of moments – GMM). Resultados: Verificou-se um efeito positivo do monitoramento e da dualidade no desempenho das empresas. O impacto da estrutura familiar no desempenho foi ambíguo. Fundadores e descendentes que eram CEOs ou atuavam na gestão tiveram efeitos positivos e negativos nas medidas de desempenho. Adicionalmente, a participação dos fundadores no conselho de administração impactou negativamente o desempenho. Por fim, observou-se que a propriedade familiar impacta positivamente o desempenho das empresas, sugerindo que as famílias cuidam das empresas