ID: 16494
Autoria:
Viviane Chunques Gervasoni, George Bedinelli Rossi, Dirceu Silva.
Fonte:
Revista Brasileira de Estratégia, v. 3, n. 3, p. 217-230, Setembro-Dezembro, 2010. 14 página(s).
Palavras-chave:
Custo , Estratégia de diferenciação , Rentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo desta pesquisa é investigar o quanto custos e despesas explicam a rentabilidade da empresa com ênfase na Estratégia Genérica de Diferenciação em Qualidade de Produto. A revisão da literatura indica que a rentabilidade da empresa depende da estratégia genérica adotada por esta para lidar com as forças estruturais da indústria. Dentre estas estratégias, a de diferenciação deve enfocar características únicas e valoradas pelos compradores e, ao mesmo tempo, atentar aos custos. Assim, este estudo foi feito usando os valores dos custos, despesas, patrimônio líquido e vendas de sete empresas, extraídos originalmente de demonstrativos contábeis divulgados pela BM&F BOVESPA. Usou-se como critério de escolha da amostra das empresas uma seleção não probabilística e por julgamento, pois as seleções das empresas aqui estudadas têm capital aberto e sendo assim divulgam seus dados contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa quanto ao seu objetivo; multicaso e expost-facto quanto à estratégia de abordagem do problema, bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados e quantitativa quanto à análise de dados. Os resultados, obtidos por meio de Regressão Múltipla (R2 = 0,98), apontam que a rentabilidade do setor pode ser explicada pela estratégia genérica de diferenciação em qualidade do produto. Assim, a contribuição científica desta pesquisa é atestar que o dimensionamento dos custos, como exposto por Porter, é necessário para explicar a rentabilidade quando adotada a estratégia genérica de diferenciação em qualidade do produto no setor de autopeças.