ID: 65630
Autoria:
Humberto Rodrigues Marques, Ednilson Sebastião Ávila, Rafael Morais Pereira, André Luiz Zambalde.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 19, n. 1, p. 39-58, Janeiro-Fevereiro, 2022. 20 página(s).
Palavras-chave:
Cooperação , Dados em Painel , Inovação , Inovação Aberta , PINTEC
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho objetivou verificar, a partir da estratégia de inovação aberta, como diferentes tipos de interação com atores externos (clientes, concorrentes, fornecedores, universidades e consultores) influenciam diferentes tipos de inovações (inovações gerais, inovações de produto e inovações tecnológicas) implementadas pelas organizações. Para análise, utilizou-se a técnica de dados em painel, com base em dados da PINTEC, uma pesquisa de inovação do IBGE, referente aos anos de 2003, 2005, 2008, 2011 e 2014. Com relação às inovações gerais implementadas pelas organizações, verificou-se que nenhum tipo de interação foi significativo, enquanto para a inovação de produto, observou-se que as interações tanto com consultores quanto com fornecedores foram negativas, e, por fim, com relação à inovação tecnológica, verificou-se que a interação com clientes foi positiva e a interação com universidades foi negativa. Desse modo, os resultados foram essenciais para comprovar que formas variadas de cooperação impactam de forma diferente a implementação de diferentes tipos de inovação pelas organizações.