ID: 31432
Autoria:
Luís Felipe Machado do Nascimento, Marcelo Trevisan, Paola Schmitt Figueiró, Marilia Bonzanini Bossle.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 7, n. 1, p. 33-48, Janeiro-Março, 2014. 16 página(s).
Palavras-chave:
alienação , consciência ambiental , consumo , descarte
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.