ID: 1500
Autoria:
Francisco Antonio Coelho Junior, Gardênia da Silva Abbad.
Fonte:
REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 16, n. 1, p. 1-28, Janeiro-Abril, 2010. 28 página(s).
Palavras-chave:
aprendizagem formal , desempenho no trabalho , impacto em profundidade , treinamento a distância , validação psicométrica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No atual cenário globalizado, as organizações vêm planejando e desenvolvendo, continuamente, ações de capacitação e aprendizagem junto aos seus membros. Tais ações estão sendo utilizadas pelas organizações a fim de garantir o desenvolvimento contínuo dos funcionários, face à obsolescência do conhecimento, típica do atual cenário contemporâneo. A avaliação dos treinamentos oferecidos vem, então, sendo realizada com o objetivo de verificar a efetividade de tais ações instrucionais. Os níveis mais comuns de avaliação da eficácia dos treinamentos são reações, suporte à aprendizagem e à transferência do aprendido, e impacto de treinamento no trabalho. Este trabalho apresenta as etapas de validação de uma escala de avaliação de impacto em profundidade de um treinamento realizado totalmente à distância, oferecido pela universidade corporativa de uma organização bancária de âmbito nacional. O curso objetivava preparar o empregado para analisar e aplicar medidas de prevenção à lavagem de dinheiro em situações bancárias. A coleta de dados foi realizada à distância, e contou com uma amostra de 1.114 participantes. Todos os procedimentos de análise psicométrica dos dados foram adotados. Como resultado, o instrumento foi validado, com indicação de duas estruturas empíricas igualmente válidas, bi e unifatorial. Ambas contaram com bons índices psicométricos. Sugere-se, para estudos futuros, a re-aplicação deste instrumento no contexto de outras organizações que ofereçam o mesmo curso analisado, ou mesmo que se efetue a construção de escalas similares de impacto de treinamento em profundidade a partir dos passos delimitados neste artigo.