ID: 70135
Autoria:
Joenison Batista da Silva, Maria Elena León Olave, Ronalty Rocha.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 13, p. 310-335, Dezembro, 2022. 26 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho Organizacional , Modelos Mentais , Startups
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar, sob a ótica de empreendedores de startups, a ligação entre modelos mentais e desempenho organizacional. Método: Foi realizado um estudo qualitativo-descritivo com evidências obtidas a partir de entrevistas com 5 cinco empreendedores de startups nordestinas. As evidências foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo a partir do uso do software Atlas.Ti Originalidade/Relevância: Aspectos econômicos, contábeis e financeiros são tidos como os principais elementos para avaliação de desempenho organizacional. Entretanto, aspectos subjetivos e modelos mentais são também influenciadores da performance organizacional, já que representam a estruturação perceptiva dos gestores acerca das decisões tomadas no âmbito organizacional. Nesse sentido, considerando a relevância tecnológica e econômica alcançada pelas startups, assim como a limitada discussão de aspectos subjetivos na gestão dessas empresas, a discussão sobre os modelos mentais se torna relevante no âmbito desses negócios. Resultados: Os resultados permitiram identificar que os principais elementos componentes de dimensões de modelos mentais envolvem, dentre outros, conhecimentos e experiências, resiliência, liderança, orientação evolutiva, visão inovadora, parcerias, crescimento organizacional e gestão estruturada. Contribuições teóricas/metodológicas: Os modelos mentais dos empreendedores são estruturados, contribuem para o direcionamento das tomadas de decisão e influenciam as percepções de desempenho organizacional em empreendimentos de startups. Nesse sentido, os componentes identificados em cada dimensão de modelos mentais enriquecem a literatura existente e podem ser objeto de novas investigações acadêmicas. Outrossim, representam comportamentos e percepções que podem ser adotadas e otimizadas para gestão de startups de diferentes ramos comerciais.