ID: 135
Autoria:
Aracéli Farias de Oliveira, Clésia Ana Gubiani, Maria José Carvalho de Souza Domingues.
Fonte:
Pensar Contábil, v. 13, n. 50, p. 23-32, Janeiro-Abril, 2011. 10 página(s).
Palavras-chave:
Discentes , Inteligências múltiplas , Métodos de ensino
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetiva identificar as inteligências múltiplas dos estudantes e os métodos de ensino utilizados pelos docentes para o estímulo destas inteligências em cursos de graduação de uma universidade do Sul do Brasil. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, realizada por meio de levantamento. Para a coleta de dados aplicaram-se questionários para os discentes e os docentes, obtiveram-se 510 respostas dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Matemática, Pedagogia, Administração, Serviço Social, Marketing e Letras, e dos docentes obtiveram-se 87 respostas. Os resultados da pesquisa mostraram que a inteligência que mais se destacou nos discentes foi a inteligência interpessoal, nos curso de Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia, Administração, Serviço Social e Marketing, enquanto a inteligência musical se destacou nos estudantes dos cursos de Relações Internacionais e Letras. Constatou-se que, entre os docentes, o método mais utilizado é a aula expositiva (96,55%), adequada para explorar a inteligência linguística, seguida do recurso de utilização do quadro (93,01%), o qual estimula a inteligência espacial. Conclui-se que é possível identificar diferenças entre as inteligências, de acordo com cada curso, e que a identificação das inteligências permite o desenvolvimento de métodos de ensino que ampliem a aprendizagem dos estudantes.