ID: 65365
Autoria:
Fábio de Oliveira Silva, Flávio Ramos, Maria Glória Dittrich.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 250-271, Setembro-Dezembro, 2021. 22 página(s).
Palavras-chave:
Discurso , Público , Qualidade , Recall
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo trata da evolução do pensamento administrativo ao longo do tempo e como a mesma influenciou direta ou indiretamente na construção de certos discursos. O que deixa evidente a necessidade de compreender o que é o discurso e como, principalmente, as organizações empresariais se apropriaram deste instrumento. O objetivo principal relaciona-se a compreender o recall como instrumento de possibilidade de análise estratégica da gestão empresarial em relação à pública. Desta forma, há necessidade do estudo de conceitos correlacionados como a eficiência, eficácia e qualidade e como estes temas podem apresentar antagonismo quando confrontados com o chamado recall. A figura do recall constitui ferramenta de análise e reflexão sobre a gestão empresarial e sua pretensa superioridade sobre à gestão pública. Como pano de fundo deste debate há a ideia de homo economicus, reforçada dentro do mundo da racionalidade onde o que não pode ser mensurável perde o sentido e é o indivíduo de comportamento racional, que oferece aos pesquisadores uma comodidade maior, no sentido de que seu comportamento é bastante previsível; e o desenvolvimento das funções administrativas especializaram as funções da organização, onde os sujeitos devem ser experts em cada uma delas. Esta racionalidade e divisão permanecem até a atualidade e teriam levado à evolução das organizações, resultando na formação de conceitos como eficiência, eficácia e qualidade. E há outro fator relevante: a adaptação ao ambiente, às suas variáveis como a social, política, econômica, ambiental, legal, demográfica, ecológica, entre outras, que moldam as organizações. Dentro desta história do pensamento administrativo há a teoria de Burrell e Morgan, que acaba por relacionar as teorias das organizações com contextos sociológicos ou, de outra forma, dão sustentação às teorias administrativas contemporâneas. Estes autores entendem que a teoria das ciências sociais pode ter como base quatro paradigmas fundamentados em visões do mundo social, onde cada paradigma tem sua teoria e que são oposição aos demais. Quanto aos objetivos a pesquisa foi exploratória, descritiva e explicativa. Com relação à abordagem a pesquisa foi qualitativa, possibilitando a reflexão sobre diversos aspectos incluindo os subjetivos. Como procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica, realizada em biblioteca e por meio eletrônico (internet). Organizou-se o trabalho de forma a estruturar o texto do artigo e, por fim, cumprir os objetivos propostos. Não foi intuito deste artigo estabelecer uma linha vitoriosa, mas uma linha de questionamento, principalmente de discursos. A Gestão Empresarial carece de melhorias no que tange a eficiência, eficácia e conseguinte qualidade, assim como a Pública. Não se pode aceitar que a Gestão Empresarial reivindique superioridade nem que se diga de qualidade imperiosa, sendo o recall, neste artigo, o instrumento de análise, reflexão e questionamento; além de comprovação da hipótese que a Gestão Empresarial ainda carece de muitas melhorias em diversos sentidos, bem como em suas estratégias, o recall e seus impactos não funcionam como vetores ou catalizadores de sucesso.