ID: 52699
Autoria:
Isaac Gezer Silva de Oliveira, Sâmela Pedrada Cardoso, Ricardo Santos Dias, Pedro Borges Junior.
Fonte:
Revista de Negócios, v. 23, n. 3, p. 49-57, Julho-Setembro, 2018. 9 página(s).
Palavras-chave:
Conselho Administrativo , Diversidade , Gênero , Valor de mercado
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Nas últimas décadas, as mulheres tiveram avanços substanciais no acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, mas essas conquistas não se refletiram no alto ranking das empresas. A participação de mulheres em cargos executivos no conselho consultivo de grandes corporações no Brasil e no mundo ainda é incipiente. Nesse sentido, fatores como o patriarcalismo, o machismo, o sexismo, entre outros avanços, não permitem a presença de mulheres no topo das grandes empresas, mesmo quando essa presença está associada a um melhor desempenho. Assim, trabalhar no pressuposto de que pensar diversidade de gênero nas políticas públicas envolve questões éticas e estratégias de inclusão indo campo de melhoria de desempenho e criação de valor, enquanto a conclusão de ideias e atitudes das especificidades de cada gênero pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social da empresa. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a relação entre valor corporativo e a presença de mulheres no alto escalão. Por isso, coletamos dados de empresas listadas no B3 e identificamos aqueles com a presença de mulheres no conselho e na diretoria executiva, verificando as diferenças entre eles a partir de testes não paramétricos. É ainda utilizada a análise multivariada de dados a partir da regressão linear e da regressão probit. Os resultados sugerem uma relação positiva e estatisticamente significativa entre o valor da empresa e a presença de mulheres no conselho. Os resultados mostram evidências de que a inclusão das mulheres no conselho, além de garantir a diversidade, atende aos preceitos da ética, da igualdade, da responsabilidade social, contribuindo para o melhor desempenho das empresas e gerando valor ao acionista.