ID: 58546
Autoria:
Leticia Fantinato Menegon.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 408-442, Maio-Agosto, 2020. 35 página(s).
Palavras-chave:
Canais de vendas , Comércio eletrônico , Empreendedorismo , Operações , Varejo
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
Ver Resumo
'Objetivo do caso': proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo. 'Metodologia/abordagem': caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. 'Principais resultados': a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, ajoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa. 'Contribuições teóricas/metodológicas': desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável. 'Relevância/originalidade': o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas. 'Contribuições sociais/para a gestão': ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.