ID: 38579
Autoria:
Ronaldo Eduardo Diláscio, José Antônio de Souza, Virgínia Izabel de Oliveira.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 13, n. 1, p. 122-146, Janeiro-Junho, 2007. 25 página(s).
Palavras-chave:
Criação de valor , EVA , Fleuriet , Otimização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O cenário econômico-financeiro nacional ainda é volátil. As taxas de juros brasileiras são altas e podem subir ou cair acentuadamente em um curto período de tempo, direcionadas pela política do governo de metas de inflação. Decisões de investimento de capital para o longo prazo e a administração da liquidez numa empresa requerem muito conhecimento do mercado e da própria organização como um todo. O capital, seja ele próprio ou de terceiros, não é gratuito. Ele é escasso e tem que ser remunerado. Administrar uma empresa, nesse contexto, requer uma adequação constante de ações que podem significar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. O papel do administrador financeiro torna-se crucial. Ele tem que assegurar o capital que atenda às necessidades de financiamento do crescimento da empresa e a operação do dia-a-dia. O capital tem que estar disponível nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo. O gestor também é responsável pela criação de valor para a empresa. Young e O’Byrne (2003) colocaram que, embora os administradores estejam sendo pressionados cada vez mais para produzir valor, na maioria das vezes não possuem ferramentas de diagnósticos necessárias, faltando a eles a linguagem de criação de valor. Com a continuidade da abertura da economia brasileira e o desenvolvimento do mercado de capitais local, cada vez mais será exigido das empresas uma maior eficiência em suas operações. Isto demandará dos administradores a adoção de sistemas de gestão baseadas na criação de valor e o EVA, como medida de desempenho corporativo, tem espaço para crescimento no Brasil. Visando contribuir com mais instrumentos de análise e gestão na criação de valor, o presente trabalho, a partir da construção da árvore de valor resultando no lucro residual, objetiva aplicar um modelo de otimização para maximizar o lucro na árvore de criação de valor. O resultado da pesquisa é uma proposta de análise dos componentes da criação de valor, buscando auxiliar as decisões estratégicas dos gestores, através da aplicação de ferramentas de simulação e otimização.