ID: 62196
Autoria:
Larissa Cavalcante Albuquerque, Karla Vanessa Nogueira Maia Amorim, Evangelina da Silva Sousa, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 12, n. 1, p. 79-105, Janeiro-Abril, 2021. 27 página(s).
Palavras-chave:
Bicicleta , Desenvolvimento Local , Economia Urbana
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Tendo em vista as políticas de mobilidade urbana e a problemática ambiental que resultaram na criação de infraestrutura para a disseminação da bicicleta como alternativa sustentável para locomoção e de fomento a economia urbana local. Esta pesquisa buscou delinear o perfil dos sujeitos usuários desse tipo de modal, investigar os segmentos de mercado fomentados pela economia da bicicleta e identificar a percepção dos empresários em relação a seus clientes, na cidade de Fortaleza (CE). A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativa. A técnica utilizada para tratamento dos dados qualitativos foi análise de conteúdo, e os dados quantitativos foram suportados pela estatística descritiva e análise de cluster. Foi aplicado um questionário com 132 usuários desse tipo de modal e realizadas entrevistas com proprietários ou gerentes de estabelecimentos que atuam na comercialização e serviços de manutenção de bicicletas. Como resultados foram identificados dois clusters distintos, sendo o cluster 1 formado por respondentes que possuem bicicleta, predominantemente do gênero feminino, enquanto no cluster 2, também prevalecem respondentes do gênero feminino, no entanto, são mais jovens e não possuem bicicleta própria. O segmento de mercado mais fomentado pelos usuários é do ramo de ciclismo, pois identificaram-se aquisições em maiores proporções que os demais segmentos. Apenas os comerciantes especializados em venda e serviços perceberam incrementos nos seus negócios, devido à expansão da infraestrutura específica e à cultura de mobilidade urbana instituída pelas políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza nos últimos anos.