ID: 47606
Autoria:
Henrique César Melo Ribeiro.
Fonte:
Revista Mineira de Contabilidade, v. 18, n. 3, p. 65-78, Setembro-Dezembro, 2017. 14 página(s).
Palavras-chave:
AnpCONT , Bibliometria , Educação e pesquisa em contabilidade , Produção científica , Rede social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo foi analisar a representação e as características da produção científica da temática educação e pesquisa em contabilidade publicada na Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis de 2007 a 2016. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de análise bibliométrica e sociométrica. Os principais resultados foram: Gilberto José Miranda, Edvalda Araújo Leal e Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo são os autores mais profícuos; a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) se destacaram como as mais produtivas. Há uma alta centralidade de grau e de intermediação nas redes dos atores (pesquisadores e instituições), como também uma baixa densidade. Os temas mais abordados foram: profissional contábil, curso de ciências contábeis, pesquisa em contabilidade professor, contabilidade gerencial, contabilidade internacional, ensino da contabilidade, desempenho acadêmico, produção científica e programas de pós-graduação em ciências contábeis. De modo geral, este estudo contribuiu para mostrar, de maneira contemporânea, as nuances dos artigos que retratam a temática educação e pesquisa em contabilidade, proporcionando, com isso, um norte e um alicerce para futuras pesquisas sobre este campo do conhecimento, influenciando em seu alargamento, difusão e socialização na literatura científica nacional.