ID: 48497
Autoria:
Gabriela Gazzi, Fernanda Lazzari, Rodrigo Eduardo Bampi, Luciene Eberle, Gabriel Sperandio Milan.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 42, p. 585-620, Janeiro-Março, 2018. 36 página(s).
Palavras-chave:
Efeito país de origem , Estereótipos , Imagem de país , Imagem de produto , Percepção dos consumidores
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Com o objetivo de contribuir com estudos de percepção e imagem de país, este trabalho buscou identificar a percepção de alemães em relação ao Brasil e seus produtos, assim como a percepção de brasileiros em relação à Alemanha e seus produtos, traçando um paralelo com a percepção de brasileiros e de alemães quanto aos seus próprios países. Para isso, foram aplicados questionários com questões de perfil e questões dispostas em uma escala de avaliação de imagem de país e de produto, com o intuito de identificar a percepção dos respondentes em relação ao contexto avaliado. Após a análise de dados, observou-se que uma imagem positiva foi atribuída ao brasileiro e uma imagem negativa aos aspectos sociais do Brasil, tendo os brasileiros uma percepção menos positiva do seu país que os alemães. A imagem da Alemanha, em geral, foi positiva, com destaque para os aspectos sociais, como nível de ensino e padrões sociais e de vida, que foram considerados elevados, tendo o brasileiro uma percepção mais positiva da Alemanha do que os próprios alemães. A imagem do produto brasileiro, de modo geral, foi menos positiva, com percepção negativa em aspectos como tecnologia, prestígio, preço, promoção e distribuição. A imagem do produto alemão foi mais positiva, destacando aspectos relacionados à tecnologia, precisão e qualidade, ao prestígio e ao valor percebido.