ID: 71002
Autoria:
Micaela Moser, Janypher Marcela Inácio Soares, Gustavo Lima Soares.
Fonte:
Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 17, n. 1, p. 80-104, Janeiro-Abril, 2023. 25 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo , Hotelaria , Pandemia , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Um dos grandes desafios do turismo é enfrentar ciclos instáveis, sendo estes prejudiciais para o andamento dos empreendimentos. Em 2020, o setor se deparou com uma crise, a pandemia da COVID-19. Com isto, o presente artigo tem como objetivo geral analisar as reações de uma Pousada, no município de Balneário Camboriú, Santa Catarina, frente à pandemia da COVID-19 e, para alcançar este objetivo geral o artigo possui os seguintes objetivos específicos: compreender o setor do turismo; apresentar a relação entre empreendedorismo e inovação no setor; demonstrar os impactos da pandemia da COVID-19 no turismo, além das reações governamentais; apresentar as estratégias adotadas pela Pousada como reação à pandemia da COVID-19. No que tange a metodologia do artigo, sob o ponto de vista da abordagem do problema e de sua natureza, foi utilizada uma pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa. A pesquisa é classificada como uma pesquisa descritiva, explicativa e com participantes. Foram utilizadas entrevistas com as gestoras da pousada e os dados coletados em caráter secundário foram a receita da pousada nos anos de 2019, 2020 e 2021, quantidade de reservas realizadas no mesmo período, decretos no município, indicadores hoteleiros e turísticos, bem como dados econômicos. Como resultado foi observado que o setor do turismo teve suas ofertas muito maiores que as demandas, devido à queda no fluxo de turistas, cancelamentos de viagens, e medidas adotadas na tentativa de conter a taxa de transmissão do vírus SARS-CoV-2. Sendo assim, será possível visualizar como este cenário de pandemia afetou a Pousada, uma vez que a quantidade de reservas da propriedade chegou a decair em 2100% e sua receita em 3560% no ano de 2020, com isto, a propriedade ficou sem capacidade de pagamento para as contas do mês e salário de funcionários. Contudo, o meio de hospedagem se reinventou e adotou estratégias, a fim de minimizar os prejuízos causados na demanda da mesma, tais como: inovação em sua estrutura, meio de hospedagem, cartão fidelidade, dentre outros.