ID: 34990
Autoria:
Leila Chaves Cunha, Altair Borgert, Mara Juliana Ferrari Ferrari.
Fonte:
Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 14, n. 41, p. 46-60, Janeiro-Abril, 2015. 15 página(s).
Palavras-chave:
Ensino de contabilidade , Gestão estratégica de custos , Instituições de ensino superior
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Por meio de um estudo do tipo levantamento, com amostragem por acessibilidade, a presente pesquisa tem por objetivo evidenciar os conteúdos relacionados à Gestão Estratégica de Custos (GEC), descritos nos planos de ensino, dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Santa Catarina. Para tal, utiliza-se como base a categorização dos termos da GEC, proposta por Wrubel et al. (2011), em que se analisam 88 planos de ensino de disciplinas relacionadas a custos, cujos dados são estatisticamente descritos e analisados por meio de Clusters. Os resultados demonstram que a categoria ABC/ABM é a mais evidenciada, tanto no total das IES, com 38,89%, como em cada um dos Clusters: Universidades (41,67%); Centros Universitários e Faculdades (43,75%); e IES que oferecem mestrado em Contabilidade (21,43%). Esse resultado não converge com o de pesquisas aplicadas em ambientes empresariais, nos quais a utilização do ABC/ABM é pouco evidenciada. Considerando-se o total dos conteúdos, as IES que oferecem mestrado em Contabilidade são as que mais evidenciam a GEC (7,29%) e os Centros Universitários e Faculdades são os que apresentam menor evidenciação (3,64%). Outra constatação é que 35 categorias nas Universidades, e 12 nos Centros Universitários e Faculdades são evidenciadas, sem, contudo, estarem contextualizadas na GEC. Além disso, a análise da Cadeia de Valor é o tema-chave mais evidenciado. Por fim, verifica-se que as categorias da GEC são mais evidenciadas nas fases intermediárias e finais dos cursos de Ciências Contábeis.