ID: 1165
Autoria:
Alipio Ramos Veiga Neto, Graciella Martignago.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, p. 57-71, Abril-Setembro, 2010. 15 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor , Ensino de psicologia , Psicologia do consumidor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A psicologia do consumidor é uma área de pesquisa, ensino e atuação relativamente nova. O campo de contribuição desses profissionais é muito amplo. Várias são suas áreas de atuação, tais como pesquisas sobre respostas de crianças ao apelo publicitário, influência da televisão em crianças, estudos sobre mulheres que pararam de consumir e oferecer carne às suas famílias, acompanhamento em litígios judiciais na área de consumo, pesquisas sobre a influência de determinados produtos em culturas diferentes, etc. Este trabalho investigou quais são as concepções que predominam entre estudantes de ensino superior sobre Psicologia do consumidor. A pesquisa foi aplicada em uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Americana – SP. A amostra foi constituída por 367 alunos da primeira às quartas séries dessa instituição. Foi utilizado um instrumento composto por questões abertas e fechadas que permitiram verificar as concepções pessoais dos participantes sobre o tema investigado. Foi possível constatar que o conteúdo da disciplina Psicologia do Consumidor deveria ser não apenas um complemento, mas tratado como conteúdo básico, na maioria dos cursos que lidam direta ou indiretamente com consumidores. Há indícios de que a literatura atualmente adotada nas instituições, na maioria dos casos, está desatualizada.