ID: 66709
Autoria:
Wanderson Dutra Gresele, Regina Sayuri Obana, Wanderley Batista de Santi.
Fonte:
RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 21, n. 1, p. 7-28, Janeiro-Abril, 2022. 22 página(s).
Palavras-chave:
Abordagens de Estudo , Ambiente de Ensino , Ensino Superior , Motivação , Preferências de Ensino
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A busca por uma qualidade de ensino tem-se ignorado aspectos relevantes no processo de ensino aprendizagem. Assim, este estudo analisou as abordagens de estudo, percepções do ambiente acadêmico, motivação e preferências de aprendizagem dos acadêmicos em uma instituição de ensino superior localizada na região oeste do Estado do Paraná. Quanto ao método, utilizou-se de uma pesquisa de levantamento, abordagem quantitativa e natureza descritiva, as fontes de dados se deu por meio de questionário, apresentado por Ullah et al. (2011), que trata da percepção do ambiente acadêmico, preferências para diferentes tipos de curso, ensino e avaliação, motivação acadêmica e a abordagem de aprendizagem. No processo de análise utilizou-se de estatísticas descritivas, análise de confiabilidade, análise fatorial, testes de normalidade, análises de correlações, análise de agrupamentos e testes de comparativos de médias. Quanto aos resultados, verificou-se que a qualidade percebida possui um relacionamento mais forte com a abordagem profunda de estudo, preferência dos acadêmicos por cursos que tenham características de suporte de entendimento e, ainda, as variáveis habilidades, qualidade do ensino docente e recursos físicos, que fazem parte da avaliação o ambiente acadêmico, relacionam positivamente com a qualidade percebida.