ID: 50100
Autoria:
Renata Veloso Santos Policarpo, Renata Simões Guimarães e Borges, Lívia Almada.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 24, n. 2, p. 1-19, Maio-Agosto, 2018. 19 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho de Liderança , Estilos de Liderança , Liderança , Reações Individuais à Mudança , Setor Público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O processo de mudança é algo bastante complexo em termos de comportamento organizacional. Os indivíduos que participam dele possuem várias percepções sobre o mesmo, influenciando diretamente em seu resultado. Assim, pensando o contexto público, este artigo objetiva analisar a influência do comportamento do líder na intenção dos servidores de resistir, ou cooperar, com o processo de criação e estruturação do modelo de gestão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, que foi alvo de uma reestruturação na Rede de Educação Profissional e Tecnológica no país. Foi utilizado o estudo de caso e abordagem triangulada, qualitativa e quantitativa. Por meio da aplicação de questionário já validado e realização de entrevistas, foi possível coletar os dados dos servidores que participaram do processo de mudança, desde o nível operacional até o nível de gestão. Foram feitas análises de regressão múltipla para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Os resultados mostraram que o desempenho da liderança, cujas dimensões são o esforço extra, a eficácia e a satisfação, influenciam positivamente a cooperação e aceitação individual à mudança, mas os estilos de liderança não influenciam nesse processo. Dessa forma, conclui-se que os servidores envolvidos no processo de mudança não se comportaram de forma resistente, mas também não se mostraram totalmente cooperativos, e que o foco de desenvolvimento gerencial deve ser o desempenho da liderança.