ID: 55405
Autoria:
Fernanda Misterlinda Freitas Lima, André Gustavo Carvalho Machado.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 2, p. 143-164, Maio-Agosto, 2019. 22 página(s).
Palavras-chave:
Estratégias de Inovação , Práticas de Inovação , Startups
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Startups são empresas inovadoras que atuam em um contexto permeado por fortes incertezas, mediante a aplicação de um modelo de negócio que busca usufruir dos benefícios inerentes à escala e repetitividade para alcançar rápido crescimento. Embora suas inerentes características as habilitem para lidar com as intensas e constantes transformações no cenário competitivo, o fato é que apenas uma minoria consegue sobreviver. Nesta perspectiva, a adoção de estratégias de inovação pode atenuar as causas do insucesso, na medida em que servem como um guia para tomada de decisões quanto ao uso das inovações no sentido de alcançar os propósitos empresariais. Entretanto, apesar da importância das estratégias de inovação e o crescente interesse acadêmico pelas startups, percebe-se certa escassez de estudos que contemplem, concomitantemente, estas duas temáticas, sugerindo a necessidade de mais pesquisas que contribuam para o preenchimento desta lacuna. O artigo, portanto, tem o objetivo de analisar a implementação de estratégias de inovação em empresas startup. Especificamente, buscou-se caracterizar as inovações empreendidas, investigar as práticas de inovação e identificar as estratégias de inovação desenvolvidas pelas startups. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de casos múltiplos em três startups. Os procedimentos para coleta de dados envolveram entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise das informações constantes nos sites das respectivas empresas. Os dados foram analisados, individualmente, à luz das técnicas de análise de conteúdo e, em seguida, os resultados das análises individuais foram comparados entre si (análise cruzada) para identificar potenciais semelhanças ou diferenças e, por fim, as evidências foram confrontadas com o referencial teórico de modo a embasar as considerações empreendidas. Evidenciou-se que a inovação de produto com intensidade incremental foi o tipo mais comumente adotado pelas empresas pesquisadas e que todas elas aplicam conceitos relacionados à metodologia Lean Startup como forma de buscar ideias para as inovações. Inovação aberta, co-criação, desenvolvimento enxuto, parcerias e segmentação de marcado foram estratégias de inovação comuns às três empresas. Todas as empresas, sob a perspectiva da co-criação, buscam inovações por meio da interação com clientes e potenciais clientes, seja com a participação em eventos, apresentação dos produtos e protótipos ou entrevistas. Além disso, elas buscam estratégias que lhes permitam reduzir custos e aumentar a produtividade, inclusive por meio da realização de testes de validação dos produtos antes que os mesmos sejam desenvolvidos, o que caracteriza a aplicação da estratégia de desenvolvimento enxuto. Já a busca por parcerias foi notada com dois objetivos principais, um de complementar as competências das empresas e outro de expansão de mercado. A estratégia de segmentação de mercado ou oportunista foi constatada em todas as organizações, uma vez que elas identificaram nichos de mercados nos quais poderiam atuar. A inovação aberta fica evidente nos constantes insights decorrentes da interação com atores externos. Conclui-se que os resultados deste estudo avançam na identificação e compreensão das estratégias de inovação adotadas por empresas startups.