ID: 66132
Autoria:
Eduardo Vivian da Cunha, Washington Jose de Sousa.
Fonte:
Cadernos EBAPE.BR, v. 20, n. 1, p. 20-34, Janeiro-Fevereiro, 2022. 15 página(s).
Palavras-chave:
Ciência administrativa , Conhecimento e interesse , Estudos organizacionais , Indígenas , Pesquisa na pós-graduação stricto sensu
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apesar de relevante nos contextos histórico e atual, temas indígenas detêm limitada atenção no domínio da ciência administrativa no Brasil, fato que motivou a análise aqui sintetizada. A abordagem é de natureza epistemológica, sob a forma de sistematização de esforços intelectuais e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica. Desse modo, o artigo objetiva delimitar categorias analíticas da pesquisa em temáticas indígenas, tomando como base interesse e conhecimento derivados da produção em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no domínio da ciência administrativa. Trata-se de revisão bibliográfica integrativa, ancorada em análise léxica com auxílio do software Iramuteq. O processamento das informações gerou quatro classes: “universidade e acesso de minorias ao ensino superior”, “terra e conflitos”, “organizações, gestão e sustentabilidade” e “organização sociopolítica indígena, Estado e políticas públicas”. As classes reúnem bases teóricas e empíricas, procedimentos de pesquisa, lócus e foco, com perfis não gerencialistas e abordagens sociológicas híbridas que se harmonizaram em interesses prático, técnico e emancipatórios à luz de Conhecimento e interesse, de Habermas, e de Círculo das matrizes epistêmicas, de Paes de Paula. Elas revelam diversidade nas escolhas epistemológicas da pesquisa em administração, em temas indígenas, com vieses hermenêutico, empírico-analítico e crítico.