ID: 36392
Autoria:
Maria Clara Gerspacher Lara, Roberto Patrus Mundim Pena.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 5, n. 9, p. 116-136, Janeiro-Abril, 2005. 21 página(s).
Palavras-chave:
Conflito ético , Ética , Professores
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O trabalho aborda o estudo dos conflitos éticos vivenciados pelos professores do curso de Administração da PUC Minas Contagem em sua prática docente. A pesquisa foi empreendida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 30 professores do curso de Administração, sendo investigada a existência de sensibilidade ética por parte do professor e seus conflitos éticos na sua interação com a instituição, com a coordenação de curso, com os outros professores e com os alunos. Foi também investigada a percepção da necessidade ou não de implementação de ações e de instrumentos para o direcionamento da conduta ética na prática docente. Os conflitos éticos foram analisados à luz do modelo apresentado por Ferrell et al. (2001), que propõe o enquadramento dos conflitos nas classes seguintes: interesses, honestidade e eqüidade, relacionamentos e comunicações. Os resultados apontam para a existência de sensibilidade ética pela maioria da amostra. A metade dos conflitos éticos apontados está centrada no relacionamento professor-aluno, ao passo que o menor percentual de conflitos relatados se situa na esfera do relacionamento com outros professores. A maioria dos professores não foi simpática à implementação de medidas prescritivas e normativas para o tratamento dos conflitos éticos.