ID: 60817
Autoria:
Ariel Prates, Jonatas Dutra Sallaberry, Leonardo Flach, Ivam Ricardo Peleias, Romina Batista de Lucena de Souza.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 16, n. 31, p. 225-245, Janeiro-Junho, 2020. 21 página(s).
Palavras-chave:
feedback , forense , laudos , perícia contábil
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O feedback está relacionado com aprendizagem que traz benefícios para os indivíduos e às organizações. No cenário brasileiro em que o combate à corrupção e à prática de crimes financeiros passa a ser percebido como relevante pela sociedade, surge a necessidade de conhecer o ambiente de trabalho dos agentes responsáveis pela investigação financeira. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o feedback para o desenvolvimento da aprendizagem e sua importância para as práticas profissionais dos Peritos Contábeis do Ministério Público. A literatura aponta que um bom trabalho pericial está relacionado à objetividade, rigor tecnológico, concisão, argumentação, exatidão, e clareza. Essa avaliação precisa ser realizada por terceiros, independentes, o que, pelas características das peças periciais torna essa avaliação realizada quase que exclusivamente pelos usuários do produto. Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, empregando o método de entrevista dirigida com os profissionais. A pesquisa revelou a carência do feedback acerca do trabalho realizado, bem como indica a percepção de importância deste retorno para os peritos entrevistados, que indicaram as conseqüências causadas pela ausência de um processo de feedback, bem como a indicação de sugestões e reflexões sobre este processo.